Rancho

Rancho Folclórico Infantil e Juvenil

A sua fundação

O Rancho Folclórico Infantil e Juvenil da Casa do Povo de Bitarães foi fundado a 15 de Junho de 1982, com vista a divulgar o folclore da região, mais precisamente da região do Vale do Sousa onde se insere a freguesia de Bitarães, pertencente ao concelho de Paredes no Douro Litoral.

Os trajes são regionais, como se usavam no tempo dos nossos antepassados, sendo de uso domingueiro e festivo, mas incluindo também dois trajes e de noivos.

Os cantores da nossa tocata foram recolhidos com base nos festejos populares e cantares de trabalho, durante as desfolhadas, vindimas e outros trabalhos de campo.

Os primeiros trajes (saias) foram feitos pela Srª. Dª.  Henriqueta, mãe da Srª. Dª. Maria José Sousa Lopes (Fundadora).

Os elementos que faziam parte do rancho no seu início, os mais adultos da tocata vieram de freguesias vizinha, mas também da nossa freguesia.

Os mais novos (dançarinos) eram da freguesia de Bitarães, mas também das freguesias de Beire e Gondalães, estes últimos vieram com a Srª.  Dª. Júlia Oliveira Costa (Fundadora). Apareceram cerca de 80 crianças e o ensaiador foi o Sr. Salvador Ferreira de Sousa (Fundador). Foram escolhidos 15 pares.

Fazem parte do nosso reportório de músicas e danças:

Rusga Duriense; Desgarrada do Douro; Malhão das Palmas; Vira Estrepassado; Vira Mançado; XulaValeira Velha; Cana Verde; Tirana; Verdejar da Roda; Rosinha; Vira do Oito; Xula da Casa do Povo; São Sais Amor, São Saias; Senhor da Pedra; Vira da Morena; Malhão Picado; Vareira, Linha Vareira; Rosa Arredonda a Saia.

Atuações e Presenças

No seu início organizou-se o primeiro festival com a presença de 4 Ranchos e vários convidados: o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Paredes na ocasião o Sr. Jorge Maria Fontoura Queirós Malheiro (Fundador), o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Bitarães Francisco Gaspar e o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Gondalães Joaquim Leal.

A sua divulgação foi feita através de aparelhagem sonora (altifalante), num veículo automóvel e através de programas.

Desde então o Rancho participou em festas, romarias e em festivais na freguesia onde o Rancho está inserido. Um destes festivais foi internacional, com a presença de 6 Ranchos estrangeiros e 5 nacionais.

Estamos também presentes em todos os festivais dos grupos e ranchos que participam nos nosos festivais. Já participamos em festivais em Espanha e na Madeira.

Como Sobrevive o Rancho

Temos subsídio anual do Município de Paredes e da Junta de Freguesia de Bitarães. O Município de Paredes disponibiliza o transporte para quase todas as saídas. Temos também a ajuda de várias pessoas e de algumas empresas que contribuem com patrocínios.

Como todos sabem ou devem saber, este grupo só pode sobreviver com a ajuda dos apaixonados por este tipo de danças e que têm amor por esta terra fazendo de maneira que a tradição não termine, pelo contrário que renasçam pessoas com gosto pelo folclore.

É pena que nesta freguesia há muitos a deitar abaixo aquilo que levou tempo a formar. Este Rancho é a única atividade que leva o nome da freguesia de Bitarães aos quatro cantos do país.